sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ar Condicionado, Custo ou Benefício ?

Que o ar-condicionado aumenta o conforto em dias de forte calor, todo mundo sabe. Mas muitos desconhecem sua utilidade em tempo mais frio ou nem mesmo sabem como usá-lo corretamente, pelo que o sistema é nosso tema nesta seção.

Para o alto: Entrar no carro estacionado ao sol, em um dia quente, e ligar o ar com os difusores direcionados para os ocupantes é um convite a resfriados e sinusites. Direcione as saídas de ar para cima, sempre: como o ar frio tende a descer, resfriando a parte superior da cabine tem-se logo uma temperatura homogênea, sem riscos à saúde. Se os bancos estiverem muito quentes, sobretudo os de couro, pode-se direcionar o ar para eles antes de entrar no carro, para que esfriem a um ponto aceitável.

Aberto ou fechado? Quem tem ar-condicionado deve ter percebido que sua eficiência aumenta quando a recirculação -- ou seja, o trabalho apenas com o ar da cabine, sem admissão externa -- está ativada. Isso ocorre quando está mais frio dentro do que fora do automóvel: por isso, não deve ser feito logo ao se entrar no carro quente, mas algum tempo depois. A função também serve para evitar a entrada de fumaça, poeira e mau cheiro. No entanto, a recirculação reduz a umidade do ar e impede sua renovação, pelo que deve ser evitada em percursos longos, com muitos passageiros ou em dias chuvosos.

Nem só em dias quentes: Num dia de temperatura mediana ou após o resfriamento da cabine, o ar não precisa ser desligado: ajustando o controle de temperatura (em graus, em alguns modelos), obtém-se uma ventilação fresca e agradável que evita a sensação de abafamento ao desligá-lo.

Desembaçando: Nem todos sabem, mas o ar-condicionado é um ótimo desembaçador para os vidros: direcionado ao pára-brisa e aplicado em ventilação máxima (pouco importa a temperatura escolhida), absorve rapidamente a umidade, resgatando a visibilidade.

Use também no inverno: Quando o sistema não é utilizado por muito tempo, suas mangueiras tendem a ressecar e a gerar vazamento do gás refrigerante. Ligue o ar por alguns minutos a cada duas semanas, mesmo no inverno.

De olho no gás: A manutenção do ar-condicionado resume-se a revisar seu funcionamento e substituir o filtro e eventuais componentes danificados, como uma mangueira com vazamento. Neste caso, deve-se repor o gás refrigerante com outro de mesma especificação -- os carros atuais utilizam gás R134a, que não agride a camada de ozônio da atmosfera, ao contrário do antigo R12.

E o consumo? O aumento de consumo e a perda de potência foram grandes obstáculos à difusão do equipamento no Brasil. Hoje, porém, os compressores mais leves e eficientes representam cada vez menos prejuízo, a ponto de alguns modelos 1.000 rodarem bem com o ar acionado. Quanto ao consumo, abrir as janelas para amenizar o calor prejudica a aerodinâmica e pode aumentá-lo tanto quanto um ar-condicionado bem utilizado -- e o conforto é incomparável.

Fique sempre em dia com a manutenção do seu veículo.
Aquisivel e você, uma parceria de sucesso.

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