Manutenção Preventiva
Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veiculo não estiver em funcionamento.
As Baterias perdem carga após um período prolongado sem uso, portanto caso o veículo não seja utilizado por um longo período, convém desconectar o cabo negativo.
Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados.
Para garantir a integridade do sistema elétrico, faça regularmente manutenções.
Nunca feche o curto-circuito entre os pólos da Bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à mesma. Se o curto circuito for no veículo, poderá comprometer a integridade do sistema eletrônico.
Verifique se a Bateria tem marcas de: impacto na caixa ou tampa e fixação inadequada ao suporte do veículo. Caso seja verificado substitua a Bateria por outra adequada.
Certifique se a Bateria tem característica de exposição à sobrecarga como: nível de eletrólito baixo, caixa estufada, etiquetas escurecidas ou com bolhas ou redução significativa no peso da Bateria. Baterias com estas características devem ser substituídas.
Problemas com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas são indicadores de que a Bateria pode apresentar defeito.
Submeta a Bateria ao equipamento de teste recomendado pelo fabricante.
Evite danos externos as Baterias e evite incliná-las mais que 45º.
Remova a corrosão dos terminais, bandejas, retentores e suportes antes de instalar novas Baterias.
Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veiculo não estiver em funcionamento.
As Baterias perdem carga após um período prolongado sem uso, portanto caso o veículo não seja utilizado por um longo período, convém desconectar o cabo negativo.
Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados.
Para garantir a integridade do sistema elétrico, faça regularmente manutenções.
Nunca feche o curto-circuito entre os pólos da Bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à mesma. Se o curto circuito for no veículo, poderá comprometer a integridade do sistema eletrônico.
Verifique se a Bateria tem marcas de: impacto na caixa ou tampa e fixação inadequada ao suporte do veículo. Caso seja verificado substitua a Bateria por outra adequada.
Certifique se a Bateria tem característica de exposição à sobrecarga como: nível de eletrólito baixo, caixa estufada, etiquetas escurecidas ou com bolhas ou redução significativa no peso da Bateria. Baterias com estas características devem ser substituídas.
Problemas com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas são indicadores de que a Bateria pode apresentar defeito.
Submeta a Bateria ao equipamento de teste recomendado pelo fabricante.
Evite danos externos as Baterias e evite incliná-las mais que 45º.
Remova a corrosão dos terminais, bandejas, retentores e suportes antes de instalar novas Baterias.
Dicas de Montagem
Verifique o modelo correto da Bateria a ser utilizada no veiculo. Uma Bateria subdimensionda ou superdimensionada terá comprometida sua vida útil.
Utilize equipamentos de proteção individual adequados para o manuseio da Bateria - como óculos de proteção e luvas.
Ao instalar e desinstalar a Bateria conecte e desconecte primeiramente o cabo negativo, evitando faíscas desnecessárias.
Procedimento de Recarga de Baterias Automotivas
As Baterias convencionais e seladas aceitam muito bem a carga rápida, porém o sistema ideal de recarga deve ser lento, com até 20% da capacidade nominal da Bateria. Assim, a Bateria não se aquecerá e a emanação de gases será menor.
Não recarregue a Bateria se o eletrólito (solução) estiver abaixo do nível mínimo recomendado pelo farbricante. Essa Bateria provavelmente sofreu sobrecarga ou superaquecimento e, caso a recarga não a mantenha em condições aceitáveis de uso, deverá ser substituída (verifique o sistema de carga do veículo).
Durante a recarga observe os respiros quanto à ocorrência de emanação de gases ou vazamento de eletrólito. Observe também o aumento da temperatura (não deve ultrapassar 52°C). Caso qualquer uma dessas condições seja observada, reduza a corrente utilizada ou interrompa temporariamente o processo para a estabilização da temperatura. Se os fatores persistirem substitua a Bateria, pois pode haver curto-circuito interno ocasionando superaquecimento.
Não permita que a tensão durante a carga ultrapasse 16V.
Em intervalos regulares (1 hora ou menos) movimente ou incline a Bateria para homogeneizar o eletrólito.
Recarregue a Bateria à temperatura ambiente.
Certifique-se de que os pólos, terminais, cabos e conexões estejam em boas condições, assegurando-se do bom contato elétrico das ligações.
O tempo de recarga varia dependendo do tempo de uso, condições e estado de carga da Bateria. Acompanhe o processo de recarga atentamente.
Baterias abaixo de 11V levam algum tempo para reagir e mostrar que estão aceitando carga.
Quando o indicador de teste tornar verde e permanecer assim, a Bateria estará pronta para ser testada.
Uso de Carregadores com Equipamentos de Som Automotivo
É cada dia mais comum a necessidade de se conhecer mais a fundo o processo de carga de baterias em veículos dotados de equipamentos de som com centenas de Watts. Por este motivo preparamos este breve artigo.
"Aquisivel, pensando em sua segurança hoje e sempre"
Verifique o modelo correto da Bateria a ser utilizada no veiculo. Uma Bateria subdimensionda ou superdimensionada terá comprometida sua vida útil.
Utilize equipamentos de proteção individual adequados para o manuseio da Bateria - como óculos de proteção e luvas.
Ao instalar e desinstalar a Bateria conecte e desconecte primeiramente o cabo negativo, evitando faíscas desnecessárias.
Procedimento de Recarga de Baterias Automotivas
As Baterias convencionais e seladas aceitam muito bem a carga rápida, porém o sistema ideal de recarga deve ser lento, com até 20% da capacidade nominal da Bateria. Assim, a Bateria não se aquecerá e a emanação de gases será menor.
Não recarregue a Bateria se o eletrólito (solução) estiver abaixo do nível mínimo recomendado pelo farbricante. Essa Bateria provavelmente sofreu sobrecarga ou superaquecimento e, caso a recarga não a mantenha em condições aceitáveis de uso, deverá ser substituída (verifique o sistema de carga do veículo).
Durante a recarga observe os respiros quanto à ocorrência de emanação de gases ou vazamento de eletrólito. Observe também o aumento da temperatura (não deve ultrapassar 52°C). Caso qualquer uma dessas condições seja observada, reduza a corrente utilizada ou interrompa temporariamente o processo para a estabilização da temperatura. Se os fatores persistirem substitua a Bateria, pois pode haver curto-circuito interno ocasionando superaquecimento.
Não permita que a tensão durante a carga ultrapasse 16V.
Em intervalos regulares (1 hora ou menos) movimente ou incline a Bateria para homogeneizar o eletrólito.
Recarregue a Bateria à temperatura ambiente.
Certifique-se de que os pólos, terminais, cabos e conexões estejam em boas condições, assegurando-se do bom contato elétrico das ligações.
O tempo de recarga varia dependendo do tempo de uso, condições e estado de carga da Bateria. Acompanhe o processo de recarga atentamente.
Baterias abaixo de 11V levam algum tempo para reagir e mostrar que estão aceitando carga.
Quando o indicador de teste tornar verde e permanecer assim, a Bateria estará pronta para ser testada.
Uso de Carregadores com Equipamentos de Som Automotivo
É cada dia mais comum a necessidade de se conhecer mais a fundo o processo de carga de baterias em veículos dotados de equipamentos de som com centenas de Watts. Por este motivo preparamos este breve artigo.
"Aquisivel, pensando em sua segurança hoje e sempre"
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