sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cuide bem da bateria do seu carro.

Manutenção Preventiva

Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.

Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veiculo não estiver em funcionamento.

As Baterias perdem carga após um período prolongado sem uso, portanto caso o veículo não seja utilizado por um longo período, convém desconectar o cabo negativo.

Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados.

Para garantir a integridade do sistema elétrico, faça regularmente manutenções.

Nunca feche o curto-circuito entre os pólos da Bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à mesma. Se o curto circuito for no veículo, poderá comprometer a integridade do sistema eletrônico.

Verifique se a Bateria tem marcas de: impacto na caixa ou tampa e fixação inadequada ao suporte do veículo. Caso seja verificado substitua a Bateria por outra adequada.

Certifique se a Bateria tem característica de exposição à sobrecarga como: nível de eletrólito baixo, caixa estufada, etiquetas escurecidas ou com bolhas ou redução significativa no peso da Bateria. Baterias com estas características devem ser substituídas.

Problemas com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas são indicadores de que a Bateria pode apresentar defeito.

Submeta a Bateria ao equipamento de teste recomendado pelo fabricante.

Evite danos externos as Baterias e evite incliná-las mais que 45º.

Remova a corrosão dos terminais, bandejas, retentores e suportes antes de instalar novas Baterias.
Dicas de Montagem

Verifique o modelo correto da Bateria a ser utilizada no veiculo. Uma Bateria subdimensionda ou superdimensionada terá comprometida sua vida útil.

Utilize equipamentos de proteção individual adequados para o manuseio da Bateria - como óculos de proteção e luvas.

Ao instalar e desinstalar a Bateria conecte e desconecte primeiramente o cabo negativo, evitando faíscas desnecessárias.

Procedimento de Recarga de Baterias Automotivas

As Baterias convencionais e seladas aceitam muito bem a carga rápida, porém o sistema ideal de recarga deve ser lento, com até 20% da capacidade nominal da Bateria. Assim, a Bateria não se aquecerá e a emanação de gases será menor.

Não recarregue a Bateria se o eletrólito (solução) estiver abaixo do nível mínimo recomendado pelo farbricante. Essa Bateria provavelmente sofreu sobrecarga ou superaquecimento e, caso a recarga não a mantenha em condições aceitáveis de uso, deverá ser substituída (verifique o sistema de carga do veículo).

Durante a recarga observe os respiros quanto à ocorrência de emanação de gases ou vazamento de eletrólito. Observe também o aumento da temperatura (não deve ultrapassar 52°C). Caso qualquer uma dessas condições seja observada, reduza a corrente utilizada ou interrompa temporariamente o processo para a estabilização da temperatura. Se os fatores persistirem substitua a Bateria, pois pode haver curto-circuito interno ocasionando superaquecimento.

Não permita que a tensão durante a carga ultrapasse 16V.

Em intervalos regulares (1 hora ou menos) movimente ou incline a Bateria para homogeneizar o eletrólito.

Recarregue a Bateria à temperatura ambiente.

Certifique-se de que os pólos, terminais, cabos e conexões estejam em boas condições, assegurando-se do bom contato elétrico das ligações.

O tempo de recarga varia dependendo do tempo de uso, condições e estado de carga da Bateria. Acompanhe o processo de recarga atentamente.

Baterias abaixo de 11V levam algum tempo para reagir e mostrar que estão aceitando carga.

Quando o indicador de teste tornar verde e permanecer assim, a Bateria estará pronta para ser testada.

Uso de Carregadores com Equipamentos de Som Automotivo

É cada dia mais comum a necessidade de se conhecer mais a fundo o processo de carga de baterias em veículos dotados de equipamentos de som com centenas de Watts. Por este motivo preparamos este breve artigo.

"Aquisivel, pensando em sua segurança hoje e sempre"

Nenhum comentário:

Postar um comentário