sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O que é esse tal de Arrefecimento ?

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Antigamente a maior preocupação era refrigerar os motores, até porque do calor gerado pela queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram dissipado pelo sistema de refrigeração. Devido as mudanças em suas características, o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).


Como podemos observar os motores modernos trabalham mais quentes, reaproveitando parte do calor que antes era eliminado pelo sistema de refrigeração. Foi constatado pela engenharia que os motores mais quentes sofrem menos desgaste, já que as ligas metálicas que compõem estes motores atingem seu ponto máximo de dilatação, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.


Comparando novamente, a temperatura da água dos motores antigos girava em torno de 80graus Celsius contra os atuais 95 graus Celsius dos motores modernos. Estas temperaturas ficam muito próximas do ponto de fervor da água que é de 100 graus Celsius, além deste fator, temos também a corrosão do sistema e o congelamento da água em algumas regiões mais frias. Por estes motivos é que o sistema de arrefecimento necessita de aditivo em sua água, tornando-se assim líquido de arrefecimento.


FUNCIONAMENTO


O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.


COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Bomba d’água : é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento em todo o sistema.

Eletro ventilador : reduz a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador.

Mangueiras : faz a conexão entre os componentes do sistema.

Radiador : é responsável pela troca térmica do líquido de arrefecimento.

Sensor de temperatura : monitora a temperatura de trabalho do líquido de arrefecimento do motor e informa o módulo de injeção eletrônica.

Tanque de expansão : abastece o líquido de arrefecimento e controla o nível do sistema.

Tampa do tanque de expansão : controla a pressão do sistema.

Tampa do radiador : controla a pressão do sistema (nos modelos mais antigos).

Termo interruptor (cebolão) : é responsável pelo acionamento da ventoinha conforme a temperatura do líquido de arrefecimento.

Válvula termostática : faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura.

Líquido de arrefecimento : controla a refrigeração, conserva as mangueiras, mantém a lubrificação da bomba d’água e conserva o sistema de arrefecimento livre de óxidos e corrosão.

"Só não faz um ótimo negócio quem não vem para Aquisivel"

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